The winter is almost gone

"A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão. " Mestre Dogen - Sec. XIII

quinta-feira, 28 de julho de 2016

A espada de Dâmocles


O romano Cícero, político e filósofo, conta uma história que deu origem à expressão "espada de Dâmocles, a qual meu pai, apaixonado por História e Mitologia, me contou.
Consta que Dâmocles era cortesão do Tirano de Siracusa, Dionísio II, muito infeliz e paranóico. Damocles sempre demonstrava inveja dos privilégios do Tirano (festas, comidas, bebidas, belos rapazes). Dionísio então proporcionou a Dâmocles uma festa com todos os prazeres para seu desfrute. Mas sobre a cabeça de Dâmocles colocou uma espada pendurada em fios de rabo de cavalo. Ao se romperem, acabariam com a festa (e com Dâmocles, naturalmente).
A espada de Dâmocles é assim uma alusão, frequentemente usada, para representar a insegurança daqueles com grande poder que podem perdê-lo de repente ou sobre a fragilidade da vida e da felicidade. Você escolhe. O fato é que Dâmocles rapidinho pediu para não ser tão afortunado.



No transplante de medula óssea alogênico também é assim. Há (ou poder haver) melhora ou cura da sua doença. Mas a espada de Dâmocles está representada nas inúmeras possibilidades de que algo "dê errado", um dos eufemismos médicos.Você continua correndo riscos.

Contudo, não farei como Dâmocles. Continuarei na festa.





sábado, 16 de julho de 2016

Milton Nascimento Canção da América ao vivo 1998 - Funeral Song




Blackbird - Sarah MacLaclan










And the winter is almost gone....

Há quase um ano recebi o diagnóstico de Leucemia Primária de Células Plasmáticas. Juntamente com o diagnóstico, recebi doses cavalares de corticóide que me deixaram "píssica"e que abriram um canal emocional muito importante que me permitiu agradecer , praticar e blogar.Até planejar meu funeral eu planejei (mas já alterei alguns detalhes rsrsrsr). Se interessar: cerimônia budista celebrada pela Monja Simone Keisen e musica Cancão da América versão do show do Milton  dirigido pelo Gabriel Vilela (antes seria Blackbird...).


Depois de algumas blogagens, contudo, percebi que não queria deixar um blog pessimista nem sofrido, principalmente para meus colegas leukinhos. Hoje, em julho de 2016, após uma internação, um transplante autólogo e um transplante alogênico aparentado depois, acredito ter uma perspectiva para compartilhar. E, apesar de ser médica (ou de ter sido), minha perspectiva é tão humana, feita de dor, de esperança e de sangue quanto pode ser. E assim continuarei, agora para contar de mim e da querida Leuka. Em capítulos aleatórios, como sempre....