The winter is almost gone

"A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão. " Mestre Dogen - Sec. XIII

domingo, 20 de setembro de 2015

Para Simone e Ana: Uma sopa muito especial

Nesta semana meu barquinho andou soçobrando. Comecei a reunir informações sobre os possíveis futuros tratamentos e por uma fraqueza momentânea optei por me fixar mais nos riscos e perigos que nos benefícios. Vocês podem imaginar como fiquei no meu barquinho imaginado pedras e corredeiras à frente. Sei que estes momentos fazem parte, mas desejo voltar ao curso de renúncia e aceitação o quanto antes, deixando para contornar os perigos no momento certo. Este exercício terá que ser constante!!!

Nesta hora, amigos. De todas as formas e por todas as vias: Whats App, telefonemas, visitas.

E ontem à noite vieram aqui em casa a Simone Keisen e a Ana Maria, da minha sangha, para fazermos uma sopa como a que fazíamos no Templo. Depois tento dar a receita (capenga, pois a Simone é que é a artista da culinária zen). Resultado: ri muito, tomei uma sopa de legumes deliciosa como há muito não tomava, apreciando cada colherada como um manjar dos deuses.

Sopa de Legumes do Templo Toguetsu

Legumes variados: abóbora, mandioquinha, batata, cenoura

Refogar bastante cebola e alho. Refogar os legumes até estarem meio cozidos. Colocar água o suficiente para cozinhar até o ponto de bater no liquidificador com um pedaço de gengibre. A sopa deve ficar cremosa e perfumada.

domingo, 13 de setembro de 2015

Para meus amigos: O que é ser especial

Logo no começo da minha travessia, quando o diagnóstico de Leucemia se estabeleceu, comecei a receber de todos os meus amigos, próximos e não tão próximos,  uma corrente de carinho e energia muito forte. Cada um `a sua maneira e dentro das suas possibilidades. Mas o fato é que ser o centro de tanta atenção, carinho e energia boa é um fato muito marcante na minha vida. Quase chego a agradecer à Leuka por me ter possibilitado este privilégio.

Também lá no comecinho criei um grupo no WhatsApp chamado "The Watch", em homenagem à guarda da Muralha (com no  Game of Thrones) , atribuindo a um grupo menor de amigos uma função de alta responsabilidade: ajudar a guardar a minha muralha, tão frágil e esburacada, do inverno que está chegando. A eles também caberia serem meus "corvos", ou seja, manteriam informadas pessoas de todos os meus círculos, o que seria muito difícil para mim.

Eles não só aceitaram a missão como se encontraram virtualmente, pessoas que não se conheciam até então, e estão formando uma nova rede. E hoje resolvemos nos encontrar pessoalmente, na casa generosa da Laiz, do Otto e da princesa Sofia. Apenas uma parte da guarda da Muralha pode comparecer, mas isto não diminui minha gratidão a todos eles. Sim, vocês, meus queridos guardiães.

Só posso desejar ter mais dias bons, dias em que tenha a possibilidade de me reunir com vocês para nada, apenas para usufruirmos da nossa amizade e da nossa companhia. Ser especial, para mim, é merecer o afeto de vocês. Muito obrigada.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Para Vaninho: "We will always have Paris..."



Conheci Paris um tanto sem querer, pois meu amigo Evanio Alves iria lançar em Paris e Lyon o livro "Les Divas Européennes au Brésil", resolveu alugar uma casa pelo AirBnb e me levou junto. Passamos 15 dias maravilhosos na casa da Françoise, no 13ème. Uma vizinhança de classe média, em um bairro que concentra imigrantes asiáticos. Ele passava os dias "fuçando" livrarias e eu, flanando por Paris, e de vez em quando nos encontrávamos para passeios em comum. Foi quando percebi que Paris seria para sempre a cidade do meu coração, onde a luz é mais bonita e os dias são cheios de joie de vivre, a alegria de viver.

Fiz então, comigo mesma,  meu "Pacto Danusa Leão". Ela conta em um dos seus livros que faz questão de passar um mês por ano em Paris. Eu tento passar 15 dias, e assim tenho feito. Na minha última viagem a Paris, em junho último, eu já estava doente, mas não sabia. Fiz tudo o que eu me tinha proposto, mas com uma dose extra de esforço,  o que creditei à velhice que certamente já estava se instalando rsrsrs

Agora, não faço mais planos concretos de voltar a Paris, mas sonho. Sonho que voltarei com o Vaninho e que levarei meu buldogue francês, o Marlon Brando, e que passearemos às margens do Sena procurando livros. Sonho que voltaremos ao nosso restaurante, o Sarah Bernhardt, e que voltaremos às bancas do Marché aux Puces de Clingnancourt, com um contêiner já contratado para trazer a nossa bagagem... Sonho...

Enquanto isto, assisto a todos os filmes passados em Paris que me caem às mãos. Assim vou matando saudades. Hoje foi a vez de "My Old Lady', com um Kevin Kline surpreendente. Ele herda um apartamento em Paris, pelo sistema viager, e precisa pagar um aluguel à antiga moradora enquanto ela viver. Sendo que as mulheres francesas vivem muito...O prédio no Marais é maravilhoso e lembra em tudo a casa da Françoise. O enredo é surpreendente, baseado em uma peça de teatro escrita pelo diretor do filme. Recomendo.

Como disse Ilse, Evanio, we will always have Paris...




sexta-feira, 4 de setembro de 2015

UFMG 85: 30 Anos esta Noite



No filme de Louis Malle, um homem angustiado e perdido deixava um hospital, onde fazia um tratamento contra o alcoolismo, e percorria bares de Paris à procura de velhos amigos, em uma busca de si mesmo na reconstituição do passado.
Lembrei-me imediatamente do filme ao pensar em postar sobre o encontro de 30 anos de formados de minha turma da Medicina, comemorado neste final de semana em Tiradentes, e ao qual não poderei comparecer.

Na verdade, meus colegas estarão relembrando mais de 30 anos de convivência, dos quais os mais emocionantes terão sido sem dúvida os 6 anos do curso médico. Os anos de formação são fundamentais para os adultos e profissionais que somos, e a minha turma da Medicina, especialmente minha ˜Turma de 10", teve e tem um papel fundamental na minha vida.

A tarefa de reviver mais de 30 anos em um final de semana é sem dúvida pouco exequível. Mas com certeza bastarão pequenos flashes trazidos pela frase "lembra quando"...Já posso ouvir as risadas que se seguirão. E é isso que desejo aos meus colegas: as melhores lembranças de alguns dos melhores anos que vivemos, e que sejam capazes de trazer à tona o melhor de nós, na figura daqueles jovens que queriam tanto aprender,  que queriam abraçar esta missão tão nobre  e difícil e ainda ser os melhores médicos que pudessem ser. A eles, a quem fomos, nosso brinde e nosso muito obrigado.

Como no filme de Malle, são os outros que nos ajudam a nos lembrarmos de nós mesmos. 

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Para Tokuda San: Gasshô!

Ontem vivi mais um momento muito especial: meu primeiro encontro com Tokuda San, ou Mestre Tokuda (vejam um pouco da enorme importância dele para o zen no Brasil na nota abaixo deste post).
Mestre Tokuda está no Brasil visitando os templos que fundou e especialmente para a comemoração dos 30 anos do Templo Zen Pico de Raios, em Ouro Preto.
Mestre Tokuda é especialista em Medicina Búdica, baseada na Tradicional Chinesa, e tive a oportunidade rara de ser examinada por ele. Não devo dar detalhes desta consulta, mas basta dizer do privilégio de receber de um Mestre deste porte toda uma atenção especial ao meu momento físico e espiritual ao mesmo tempo. Como dizemos no zen, uma reverência com as mãos em prece. Gasshô, Tokuda San. Gashô, Simone Keisen San, por mais esta dádiva do zen em minha vida.




Nota: O monge Tokuda nasceu em Hokkaido, norte do Japão, em 1938. Diplomou-se em filosofia Budista pela Universidade de Komazawa, em Tóquio, em 1963. Em 1968 veio da Escola Soto Zen para o Brasil como missionário para a América Latina, com indicação do Mestre Shingu Roshi (primeiro superior para a América Latina). Em 1981, o monge Tokuda fundou o Instituto de Medicina Búdica Nonindô em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 1984 fundou o Mosteiro Zen Pico de Raios e o Centro de Cultura Oriente-Ocidente na cidade de Ouro Preto, também em Minas Gerais. Em 1993 fundou o Centro Zen do Planalto, em Brasília. Em 1994 o Mosteiro Serra do Trovão em Lavras Novas em Minas Gerais. Paralelamente, desde 1985 mantém grupos de prática Zen na Europa, principalmente na França, além de ministrar cursos e palestras sobre assuntos variados, como Budismo, Zen, Como Formar Lideranças (assunto de um próximo livro) e Medicina Búdica por todo o mundo. Em 1995 fundou a Association Mahamuni de Paris. Em 2000 fundou o Mosteiro Eitai-ji, situado nos Alpes da Haute Provence, perto de Nice, no sul da França. Em 2001 fundou o Mosteiro Serra dos Pirineus (Eisho-ji) e outros projetos educacionais e ambientais em Pirenópolis, Goiás, com nascentes de água pura, que abrigará um guia ecológico para o próximo milênio, uma escola de medicina Búdica e um Mosteiro projetado para se integrar com o ambiente do cerrado e um Spa Zen.Visite também o site tokuda-igarashi.com.
Fonte: Mosteiro Zen Horyu-Zan Eisho-Ji de Pirenópolis, Go http://eishoji.com.br/mestre-tokuda/