Conheci Paris um tanto sem querer, pois meu amigo Evanio Alves iria lançar em Paris e Lyon o livro "Les Divas Européennes au Brésil", resolveu alugar uma casa pelo AirBnb e me levou junto. Passamos 15 dias maravilhosos na casa da Françoise, no 13ème. Uma vizinhança de classe média, em um bairro que concentra imigrantes asiáticos. Ele passava os dias "fuçando" livrarias e eu, flanando por Paris, e de vez em quando nos encontrávamos para passeios em comum. Foi quando percebi que Paris seria para sempre a cidade do meu coração, onde a luz é mais bonita e os dias são cheios de joie de vivre, a alegria de viver.
Fiz então, comigo mesma, meu "Pacto Danusa Leão". Ela conta em um dos seus livros que faz questão de passar um mês por ano em Paris. Eu tento passar 15 dias, e assim tenho feito. Na minha última viagem a Paris, em junho último, eu já estava doente, mas não sabia. Fiz tudo o que eu me tinha proposto, mas com uma dose extra de esforço, o que creditei à velhice que certamente já estava se instalando rsrsrs
Agora, não faço mais planos concretos de voltar a Paris, mas sonho. Sonho que voltarei com o Vaninho e que levarei meu buldogue francês, o Marlon Brando, e que passearemos às margens do Sena procurando livros. Sonho que voltaremos ao nosso restaurante, o Sarah Bernhardt, e que voltaremos às bancas do Marché aux Puces de Clingnancourt, com um contêiner já contratado para trazer a nossa bagagem... Sonho...Enquanto isto, assisto a todos os filmes passados em Paris que me caem às mãos. Assim vou matando saudades. Hoje foi a vez de "My Old Lady', com um Kevin Kline surpreendente. Ele herda um apartamento em Paris, pelo sistema viager, e precisa pagar um aluguel à antiga moradora enquanto ela viver. Sendo que as mulheres francesas vivem muito...O prédio no Marais é maravilhoso e lembra em tudo a casa da Françoise. O enredo é surpreendente, baseado em uma peça de teatro escrita pelo diretor do filme. Recomendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário