Como alguns sabem, desde 2010 sou praticante do budismo (Escola Soto Zen, Japão). A maior parte do meu treinamento se deu através do coração da Monja Simone Keisen em seu Templo Toguetsu, em Coelhos (Itabirito). Eu tinha duas funções principais no Templo: auxiliar de Tenzô ("chef") e blogueira.Outro dia fizemos aqui em casa, eu e Keisen, a tradicional papa de arroz Okayu, a qual acompanhamos com o segredo mais bem guardado do Templo Toguetsu: a conserva dos Sete Deuses. A minha amiga Ingrid teve o privilégio de participar do repeteco noturno. Como ela gostou muito do prato, me lembrei de uma das minhas primeiras postagens no blog do Templo, justamente a receita de Okayu. Já a conserva é preciso obter da Simone...A Tenzô auxiliar nem sonha com a receita. Coisas do Zen.
"Quando cozinhar, não olhe as coisas comuns com um olhar ordinário, com sentimentos ou pensamentos ordinários. Com esta folha de legume que você tem em suas mãos construa uma esplêndida morada de Buda e faça com que um ínfimo grão de poeira proclame a lei. Dito de outra maneira, se você prepara um pobre caldo de ervas selvagens , que ele não lhe inspire nenhum sentimento de desgosto ou de desprezo, e se você elabora uma rica sopa cremosa, que seu coração não se encha de alegria. Onde não há apegos, como haveria hostilidade? Assim, quando lidar com uma matéria grosseira, não a trate sem considera;ao, seja tão diligente e tão atento a ela como se estivesse em presença de um objeto precioso. É importante que seu espírito não mude segundo a qualidade do objeto. Se seu espírito depende das coisas, é como se você mudasse de atitude e de linguagem de acordo com a qualidade das pessoas que você encontra. Um tal comportamento não é o de um homem que pratica o caminho."
Livro Tenzô Kyokun, Mestre Dôgen.


Lulu, esse prato e esse Post representam o mais gostoso aconchego de Buda... Amei!!!
ResponderExcluirIngrid.
Lu, li a receita e quando cheguei no tempo de cozimento, quase morri, aguardar 4 horas pra comer daria pra me enlouquecer 3 vezes. Logo eu que vivo a 200 km por hora. Mas aí pensei em como essa correria acaba me afastando das coisas e pessoas que gosto e do motivo de ter entrado nesse blog.
ResponderExcluirTentei lembrar a última conversa privada que tivemos e foi há pouco tempo,eu estava grávida da Sofia e vc falou que só eu mesma pra ter filho aos 44 anos. O tempo passou tão rápido e lembro até o cardápio dessa conversa de mais de 11 anos. Deu uma saudade é uma raiva, mas já entendi que amizade é quando amamos alguém mesmo quando não recebemos ou damos notícias. Estou aqui pra você quando é se você precisar.
Quando faço Okayu com minha maravilhosa panela elétrica gasto só uma hora. Rola??? rsrsrs
ExcluirSe o sabor é bom, estou dentro. Caloria vazia é comida sem sabor.
ExcluirEste post me remeteu a este conto de Clarice Lispector: http://www.releituras.com/clispector_paes.asp
ResponderExcluirTudo a ver.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir