Este post é sobre um certo caderninho de notas comprado durante a minha primeira viagem a Paris, onde leio Maio/2013. A minha livraria favorita é a Shakespeare and Company e fica ao lado da Notre Dame, como eles mesmos indicam no site.
A primeira livraria com este nome foi aberta por Sylvia Beach em 19 de novembro de 1919 (pós-guerra), mas teve vários endereços, sempre Rive Gauche. Durante os anos 20 era um point de escritores e expatriados (como diria a mãe de uma amiga, todos cachaceiros). Gente como Ezra Pound, Ernest Hemingway, James Joyce e Ford Madox Ford.
Foi fechada nos anos 40, durante a Ocupação Alemã, e nunca reabriu.
A segunda loja está situada na Rue de La Bûcherie, 37, no 5˜eme. Foi aberta em 1951 por George Whitman com outra denominação, mudando para Shakespeare and Company em 1964, em homenagem a Sylvia Beach. É um "complexo"de livraria, sebo e sala para leituras de escritores, sendo especializada em livros em inglês!!! Ela fez figuração em dois dos meus filmes favoritos:
- Before Sunset, do Richard Linklater (Antes do Amanhecer com Ethan Hawke e Julie Delpy)
- Midnight in Paris, do Woody Allen.
Tudo isto é para contar que o meu caderninho de notas estava guardadinho esperando as notas que farei para alimentar o blog.
Visitem:




Amei
ResponderExcluirÁurea, desde que mudei de passaporte, não faço planos, sonho.
ExcluirVamos sonhar com uma viagem a Paris. Mas vá juntando euros...
Estou amando esse blog mais do que a "GOT".
ResponderExcluirTeremos um capitulo por dia?
Cleu, planos só faço para o mesmo dia rsrsrs Mas tenciono postar pelo menos uma vez ao dia.
ExcluirLu essa livraria é um show. Num dos ambientes um lindo gato pode ser visto entre livros. Bela dica
ResponderExcluirNesta livraria há um catre com uma escrivaninha onde vários escritores ficavam "hospedados"em Paris e onde foram escritas muitas obras primas. Para mim ela é um templo ao espírito humano.
ExcluirMeu próximo programa quando for à Paris! Será que vai demorar...rsrsrs?
ResponderExcluirSegundo o Tuco, não vai demorar muito, e quer que você vá também para nos apresentar com suas lentes.
Ajudo em tudo para que seja logo!!!
ResponderExcluir